BREAKING

Limeira realiza cerimônia em memória à Revolução Constitucionalista de 1932

Atividade cívica foi realizada na manhã desta quarta-feira (9) com presença de autoridades, forças de segurança e escoteiros.


Lauro Arttur

A Prefeitura de Limeira promoveu na manhã desta quarta-feira (9) uma cerimônia cívica em homenagem ao Movimento Constitucionalista. Realizado na Praça Soldado Constitucionalista de 1932, em frente ao Cemitério Saudade I, o evento contou com a presença de autoridades, representantes de instituições de segurança e grupos escoteiros.

A solenidade integra o calendário oficial do município e busca valorizar o civismo, reforçar o respeito às instituições e preservar a memória histórica dos paulistas que, há 93 anos, lutavam por uma nova Constituição em reação à ditadura de Getúlio Vargas.

Participaram da cerimônia o Corpo de Bombeiros de Limeira, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Militar (36º BPM/I), o Tiro de Guerra 02-020 e a FOPE Limeira (Força Patriota Estudantil) além do maestro Junior Villas Boas, responsável pelo toque de silêncio. Também estiveram presentes três grupos escoteiros da cidade: Tatuibi 51/SP, Limeira 362/SP e Tupinambás 543/SP.

A Revolução Constitucionalista de 1932 é considerada o maior conflito armado do século XX no Brasil. Iniciada em 9 de julho daquele ano, a revolta foi motivada pela insatisfação popular diante do governo provisório de Vargas, que havia fechado o Congresso, dissolvido assembleias estaduais e nomeado interventores em todo o país. Apesar da derrota militar dos paulistas, o movimento contribuiu para a posterior convocação de uma Assembleia Constituinte em 1933.

Confira a reportagem de Lauro Arttur:

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem