Unidade volta a funcionar 24 horas por dia com novo aparelho de raio x e sala adaptada para autistas.
Lauro Arttur
Nesta segunda-feira-feira (13), o Centro de Saúde da Criança, localizado na Rua Sete de Setembro, 932, foi reinaugurado após 4 anos de seu fechamento. O local volta a funcionar 24 horas por dia após uma ampla reforma executada pelo Hospital Humanitária, instituição proprietária do imóvel e que será responsável pela gestão da unidade. O prédio, que possui 90 anos, e que já abrigou o hospital principal da Humanitária, estava fechado desde 2021.
O atendimento será 24 horas com dois pediatras nos horários de maior movimento e apoio de equipe composta por enfermeiros, técnicos e outros profissionais de saúde. O local também conta com um novo aparelho de raio x, o que permite a realização de exames no próprio espaço.
Durante a cerimônia, o prefeito Murilo Félix falou do impacto positivo da reabertura, destacando que não houve fechamento ou redução do atendimento em outras unidades para que este centro fosse reaberto.
A reforma incluiu novo piso, pintura, modernização dos sistemas elétrico e hidráulico e criação de novos ambientes. A unidade possui dois consultórios, além de uma sala de emergência, sala de raio x, recepção, alas de observação e áreas específicas para triagem e sutura. O local também recebeu novo mobiliário, sistema de climatização e sistema de segurança e monitoramento.
Um dos diferenciais é a sala de espera adaptada para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com isolamento acústico e recursos projetados para um atendimento mais acolhedor.