| Limeira inicia programação do Mês da Consciência Negra com ação voltada a jovens do projeto Futsalva | Foto: Redes Sociais |
Lauro Arttur
O Departamento de Promoção da Igualdade Racial (DPIR), vinculado à Secretaria de Cultura de Limeira, dá início, na segunda-feira (3), à programação do Mês da Consciência Negra. A primeira atividade será uma formação com crianças e adolescentes do projeto Futsalva, no CEU Geada (Centro de Artes e Esportes Unificados).
Realizada em parceria com as secretarias de Cultura e de Educação, a ação tem como objetivo promover uma reflexão sobre identidade e pertencimento. O encontro começa às 19h e marca o início das atividades especiais de novembro, mês dedicado à celebração da história, cultura afro-brasileira e das contribuições do povo negro à sociedade.
Para a diretora do DPIR, Ana Luísa Hebling, o mês é um momento de valorização e aprendizado.
“É um mês de celebração. E muito embora nós precisemos lembrar da importância do povo negro todos os dias, neste mês nós queremos levar todos à reflexão sobre a história, a importância e a contribuição da população negra para a sociedade”, afirmou.
O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, ressaltou o papel do departamento na construção de uma cidade mais inclusiva e diversa.
“A Secretaria de Cultura reafirma seu compromisso com a valorização da diversidade e o combate ao racismo. Este mês é um convite à reflexão e ao reconhecimento da importância do povo negro na formação da nossa sociedade”, destacou.
Segundo a Secretaria de Cultura, diversas ações serão realizadas ao longo de novembro, com atividades culturais, educativas e formativas, que serão divulgadas nos próximos dias nas redes sociais da pasta.