BREAKING

Pesquisa aponta que 80% dos moradores de favelas aprovam megaoperação no Rio

Pesquisa aponta que 80% dos moradores de favelas aprovam megaoperação no Rio | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Lauro Arttur

Uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (31) pela AtlasIntel revelou que a maioria dos moradores de favelas no Brasil apoia a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que resultou em 121 mortes — o maior número de vítimas já registrado em uma ação do tipo no país.

De acordo com o levantamento, 87,6% dos moradores de favelas do Rio disseram aprovar a operação. Entre os moradores de favelas em todo o Brasil, o índice é de 80,9%. No total, 62,2% dos cariocas e 55,2% dos brasileiros se declararam favoráveis à ação da polícia.

Apesar do apoio, o estudo aponta um elevado sentimento de medo entre os moradores do Rio: 81,4% afirmaram temer sair de casa por conta da violência, contra 43,1% no restante do país. No dia da operação, realizada na terça-feira (28), quase 80% dos cariocas relataram medo devido aos confrontos.

Fonte: AtlasIntel

A pesquisa também avaliou a percepção sobre os efeitos da operação na segurança pública. A maioria dos entrevistados no Rio acredita que houve um impacto positivo na segurança, enquanto nas demais regiões do país as opiniões ficaram mais divididas.

Respostas de moradores do Rio de Janeiro quanto ao impacto da megaoperação na segurança pública do estado | Fonte: AtlasIntel

Respostas de moradores de outros estados quanto ao impacto da megaoperação na segurança pública do estado | Fonte: AtlasIntel


Quanto ao uso da força policial, 62,3% dos cariocas consideraram a atuação adequada, enquanto 34,4% a classificaram como excessiva. Entre os moradores de outros estados, 52,5% avaliaram como adequada e 45,8%, como excessiva.

Fonte: AtlasIntel


O estudo ainda investigou a percepção política sobre a operação. Para 51,7% dos cariocas, o resultado “reflete a melhor forma de combater o crime”. Já 37% acreditam que a ação teve caráter político e 8% disseram que houve ambas as motivações.

Na avaliação das lideranças, 59% dos entrevistados consideraram ruim ou péssima a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na megaoperação, enquanto 45% reprovaram o desempenho do governador Cláudio Castro e 38%, o do prefeito Eduardo Paes.

A pesquisa também aponta que 54,5% dos cariocas atribuem ao governo federal a falta de articulação entre os entes públicos durante a operação. Já entre os moradores de outros estados, a maioria responsabilizou o governo do Rio de Janeiro pela ausência de coordenação.

A megaoperação nos complexos da Penha e do Alemão, considerada a mais letal da história do país, mobilizou forças estaduais e federais e reacendeu o debate sobre segurança pública e direitos humanos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
COMPARTILHE:
Facebook WhatsApp X Telegram
SÃO PAULO
Carregando notícias...
BRASIL
Carregando notícias...