Prefeito destaca importância de gestão exclusiva para avançar em políticas públicas do setor.
Reinaldo Belussi assume interinamente a Secretaria de Proteção Animal de Limeira | Foto: Divulgação SECOM |
Lauro Arttur
O médico veterinário Reinaldo Buck Belussi assumiu, nesta quinta-feira (07), a Secretaria Municipal de Proteção Animal de Limeira, em caráter interino. A nomeação foi feita pelo prefeito Murilo Félix, que ressaltou a importância estratégica da pasta e a necessidade de uma gestão exclusiva para o tema.
Até então, a secretaria era acumulada por Antonieta Polatto, titular da pasta de Agronegócios e Áreas Rurais, que permanece no cargo. Com a mudança, a Secretaria de Proteção Animal passa a ter gestão própria.
“Há uma série de projetos e iniciativas em andamento no governo voltados às políticas de proteção animal. Por isso, consideramos fundamental contar com um secretário dedicado exclusivamente ao tema”, afirmou o prefeito.
Criada em maio deste ano pela Reforma Administrativa aprovada pela Câmara Municipal, a secretaria é responsável pelos departamentos de Políticas Públicas para o Bem-Estar Animal e de Políticas para a Saúde Animal. Entre as atribuições estão o gerenciamento do lar temporário, apreensões de animais de grande porte e o zoológico municipal. O futuro hospital veterinário do município também será vinculado à pasta.
Reinaldo Belussi tem 40 anos, é formado em Medicina Veterinária pela Unipinhal (2009) e possui 16 anos de experiência na área. Desde 2022, atuava como diretor do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal (DPBEA). Natural de Limeira, é casado e pai de dois filhos.