Equipamento da marca ELEKTA recebeu aval da CNEN e amplia capacidade de atendimento.
Novo acelerador linear do Centro de Oncologia de Limeira é liberado para operação | Foto: Divulgação Santa Casa Limeira |
Lauro Arttur
O novo acelerador linear do Centro de Oncologia de Limeira (COL) está oficialmente liberado para operação. A autorização foi concedida após inspeção realizada nesta segunda-feira (04) pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Com a liberação, o COL inicia uma fase de reorganização dos atendimentos. O processo deve durar cerca de três semanas e inclui o mapeamento individual dos tratamentos, replanejamento de sessões e novos agendamentos, conforme a prescrição médica e as particularidades de cada caso.
O novo acelerador, fabricado pela empresa ELEKTA, não substitui o equipamento já em uso. Ambos operarão em conjunto, com programações distintas, mas com o mesmo objetivo: oferecer terapias eficazes e seguras.
Durante o período de transição — iniciado com a desativação de um dos aparelhos em 2024 — os atendimentos foram mantidos por meio de uma força-tarefa e ampliação dos horários de uso do equipamento em funcionamento. Até a finalização da reorganização, as sessões de radioterapia seguem em horário estendido para garantir a continuidade dos tratamentos.