BREAKING

Leitores criticam Informa Limeira após reportagem sobre crise no STF

Apesar da desaprovação de leitores apoiadores de Moraes, portal apenas noticiou fatos relatados pela Folha de S.Paulo. Críticas nas redes sociais chegaram a chamar o Informa Limeira de "propagador de fake news".


Lauro Arttur

O portal Informa Limeira foi alvo de críticas nas redes sociais nesta quarta-feira (06), após a publicação de matéria sobre o desgaste do ministro Alexandre de Moraes dentro do Supremo Tribunal Federal (STF). Leitores chegaram a acusar o canal de propagar fake news, o que não condiz com a realidade.

A publicação do Informa Limeira apenas repercutiu jornalisticamente e com a devida atribuição, conteúdo publicado pela colunista Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo, sobre o desconforto gerado entre ministros do STF após a decretação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada por Alexandre de Moraes, o que teria causado seu isolamento na Corte.

Embora o ministro Gilmar Mendes tenha negado qualquer desconforto na manhã desta quarta-feira, durante coletiva de imprensa, não houve uma retratação unânime por parte do Supremo. Nenhum outro ministro veio a público refutar o conteúdo publicado massivamente pela imprensa na noite de ontem, o que reforça a legitimidade da informação de bastidores divulgada por Bergamo.

Além disso, sinais de distanciamento entre os ministros e Moraes vêm sendo notados há semanas. Durante jantar promovido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em apoio a Moraes, nem todos os 11 ministros compareceram, apesar do convite estendido a todos. Estiveram presentes apenas Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino, Edson Fachin além do próprio Moraes.

Outro indicativo de falta de consenso ocorreu durante a sessão de reabertura dos trabalhos do STF, no dia 1º de agosto. Oito ministros não se manifestaram em apoio público a Moraes durante os discursos. Também se faz necessário destacar que a nota conjunta divulgada pelo STF sobre a aplicação da Lei Magnitsky ao ministro Moraes também não teve assinatura de todos os ministros.

A própria decisão de Moraes que levou à prisão de Bolsonaro passou por mudanças significativas em menos de 72 horas. Inicialmente, Moraes havia proibido visitas, autorizando apenas o acesso de advogados. No entanto, nesta quarta (06), flexibilizou a medida e permitiu que o ex-presidente receba visitas de familiares, sem a necessidade de autorização prévia, conforme decidido anteriormente.

O Portal Informa Limeira reitera seu compromisso com a isenção, a responsabilidade e a credibilidade. A linha editorial do canal baseia-se em fatos, fontes confiáveis e no bom exercício do jornalismo profissional, conforme consta nas Diretrizes da Prática Jornalística. Repercutir uma coluna assinada por jornalista de grande expressão, como Mônica Bergamo, não constitui desinformação, mas sim parte do exercício democrático de informar.

Críticas e debates são sempre bem-vindos no ambiente democrático, desde que respeitem os limites da verdade e do bom senso. O Informa Limeira seguirá cumprindo seu papel de informar com responsabilidade, sem ceder a pressões ou tentativas de deslegitimação do trabalho jornalístico.

Postagem Anterior Próxima Postagem
COMPARTILHE:
Facebook WhatsApp X Telegram
SÃO PAULO
Carregando notícias...
BRASIL
Carregando notícias...