BREAKING

Alexandre de Moraes perde força dentro do STF após decretação de prisão de Bolsonaro

Demais ministros temem desgaste da instituição internacionalmente. Na avaliação deles, não há coerência entre esta prisão e a decisão anterior de Moraes, que autorizava Bolsonaro a fazer discursos em eventos públicos ou privados.

Alexandre de Moraes está isolado no STF após decisão sobre prisão de Bolsonaro | Foto: Breno Esaki/Metrópoles


Lauro Arttur

A determinação de prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), proferida pelo ministro Alexandre de Moraes, gerou forte reação interna no Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo integrantes da Corte, inclusive ministros, a medida foi considerada exagerada, desnecessária e juridicamente insustentável.

Em artigo publicado nesta terça-feira (05) na Folha, a jornalista Mônica Bergamo destacou que Alexandre de Moraes se encontra isolado neste momento dentre seus pares no STF. Segundo a jornalista, há um consenso entre os magistrados de que Moraes errou.

A prisão foi decretada após Bolsonaro se manifestar por telefone a apoiadores reunidos em Copacabana no último domingo (03). Na ocasião, a mensagem foi transmitida em viva-voz por seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, e consistiu em uma breve saudação: “Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos”.

Na avaliação de ministros ouvidos pela imprensa na manhã de hoje, não há coerência entre esta manifestação e a decisão anterior de Moraes, que autorizava Bolsonaro a fazer discursos em eventos públicos ou privados. Além disso, avaliam que a prisão quebra o consenso institucional e social que se formava contra a retaliação do presidente norte-americano Donald Trump ao Brasil, enfraquecendo a posição do Supremo.

Segundo Monica Bergamo, até então, setores do empresariado, da imprensa e da opinião pública vinham apoiando a atuação do STF diante das pressões externas e críticas ao governo Lula. A mudança de clima começou após a decisão de Moraes, com editoriais, analistas e empresários passando a questionar as medidas.

Mesmo com a possibilidade de revisão por parte da Primeira Turma do STF, ministros avaliam que Moraes dificilmente voltará atrás. A defesa do ex-presidente já apresentou recurso pedindo que o ministro reconsidere a prisão domiciliar.

Postagem Anterior Próxima Postagem
COMPARTILHE:
Facebook WhatsApp X Telegram
SÃO PAULO
Carregando notícias...
BRASIL
Carregando notícias...