Ações educativas ocorrem em escolas e reforçam riscos das queimadas e da soltura de balões
Defesa Civil de Limeira inicia campanha de conscientização sobre período de estiagem | Foto: Divulgação SECOM |
Lauro Arttur
A Defesa Civil de Limeira iniciou a Campanha de Conscientização sobre o período de estiagem, época marcada pela redução das chuvas e maior risco de incêndios. A iniciativa integra a operação estadual "SP Sem Fogo", que tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos e prejuízos causados por queimadas, sejam elas criminosas ou acidentais.
Entre as principais orientações, estão o alerta para não acender fogueiras, não descartar cigarros ou fósforos em áreas secas e evitar a soltura de balões, prática considerada crime ambiental e que pode causar incêndios de grandes proporções.
Como parte da campanha, a equipe da Defesa Civil visitou nesta terça-feira (8) a Escola Municipal Maria Aparecida De Luca Moore, no Jardim Aeroporto. Durante a atividade, os alunos receberam orientações sobre prevenção a incêndios e informações sobre os canais de emergência. As crianças também levaram panfletos informativos para os familiares, ajudando a ampliar o alcance da mensagem.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199. Casos de incêndio devem ser comunicados ao Corpo de Bombeiros (193), enquanto denúncias de incêndio criminoso podem ser feitas à Polícia Militar (190) ou à Guarda Civil Municipal (153).
Mais informações estão disponíveis em: www.spalerta.sp.gov.br.