Espetáculos serão apresentados nos dias 2 e 3 de agosto, no Teatro Estadual, com sessões inclusivas e bate-papos com os artistas.
Lauro Arttur
A cidade de Araras receberá no início de agosto uma programação gratuita de teatro voltada a bebês, crianças e jovens. As apresentações fazem parte da Mostra de Teatro Infantil promovida pela Catarsis – Arte para Infância e Juventude, com apoio do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural). O evento acontece nos dias 2 e 3 de agosto, no Teatro Estadual "Maestro Francisco Paulo Russo", localizado na Avenida Dona Renata, 4901, no Centro.
A abertura será no sábado (2), às 16h, com o premiado espetáculo “O muro de Sam”. No domingo (3), às 11h, será a vez de “Brun Blaà”, peça destinada ao público de bebês. Às 16h, encerrando a programação, será apresentada a montagem “É tudo família!”, também vencedora de prêmios importantes da cena teatral.
Peça "BrunBlaà" | Foto: Maurici Chinaque |
Além dos espetáculos, o evento contará com bate-papos abertos ao público após as apresentações de “O muro de Sam” e “É tudo família!”. Nesses momentos, até 15 crianças de 5 a 12 anos poderão subir ao palco para interagir com os artistas. As sessões também terão tradução simultânea em Libras e presença de profissionais de apoio para pessoas com deficiência.
Peça "É tudo família" | Foto: Giovana Del Masso |
Espetáculos com temáticas sociais e participação ativa
As peças tratam de temas contemporâneos e incentivam o pensamento crítico desde a infância. “O muro de Sam”, inspirado no livro Querido Senhor Presidente, aborda questões como imigração, empatia e urbanismo, a partir da história de um menino que deseja construir um muro em seu quarto. Já “É tudo família!” convida o público a refletir sobre diferentes configurações familiares a partir da perspectiva de crianças em idade escolar. “Brun Blaà”, voltado para bebês, propõe uma experiência sensorial e interativa sobre descobertas, diferenças e pertencimento.
No caso de “Brun Blaà”, o público adulto também poderá participar da atividade “Por trás da criação”, voltada especialmente a educadores, com debate sobre o impacto das experiências artísticas no desenvolvimento infantil. A participação requer inscrição prévia devido à limitação de vagas.
Reconhecimento e circulação estadual
A Mostra de Teatro Infantil da Catarsis estreou em junho na cidade de Votorantim e segue em circulação por outros municípios paulistas nos próximos meses, como Garça, Miguelópolis e Mongaguá. A companhia é reconhecida pela atuação voltada ao público infantojuvenil, com espetáculos premiados e produções que valorizam o diálogo com a plateia, a inclusão e a qualidade artística.
Criada em 2013, a Catarsis se dedica à produção e pesquisa de linguagens artísticas voltadas à infância e juventude, promovendo festivais, exposições e mostras em diferentes regiões do país.
♿ Este evento conta com tradução em Libras e recursos de acessibilidade.