Atualização feita em 15/10/2024 13h11: Posicionamento da campanha de Betinho Neves sobre o caso. |
Ministério Público investiga esquema de produção de fake news contra Murilo Félix / Foto: Reprodução |
Lauro Arttur
O Ministério Público Eleitoral (MPE) está investigando um possível esquema de propagação de fake news criado para beneficiar a candidatura de Betinho Neves, da coligação "A Mudança que Limeira Quer". A denúncia foi apresentada na sexta-feira (11) pela coligação "Limeira Forte de Novo", que acusa os responsáveis por duas linhas telefônicas e os responsáveis pela página no Instagram "Força da Juventude Vote 15" de veicular conteúdos negativos e criminosos contra o candidato Murilo Félix e sua família. Os envolvidos enfrentam acusações de calúnia, injúria, difamação eleitoral e desinformação, crimes previstos no Código Eleitoral.
Dentre os materiais apresentados na denúncia há prints que mostram nomes de correligionários próximos a Betinho Neves integrando um grupo de WhatsApp com o nome "Agenda 2023 (...)", onde o material difamatório estaria sendo divulgado e replicado. Neste grupo, que é administrado por uma pessoa de nome Fernanda, aparece um número com DDD 11, que estaria divulgando vídeo com teor difamatório em massa.
Portal de notícias publicou informação antiga a respeito de Murilo Félix
Neste sábado (12) o portal VTV News publicou uma matéria intitulada "Murilo Félix pode ter registro de candidatura cancelada em Limeira" (SIC). Nesta matéria o jornalista Henrique Fernandes traz um fato ocorrido há mais de 2 meses, o que em tese fere os critérios de noticiabilidade para um veículo jornalístico.
Essa notícia foi replicada pelo perfil no Instagram "Força da Juventude Vote 15", que também é alvo de acusações no âmbito da denúncia ao MPE.