Centro de Oncologia registra média de 26 novos casos por mês em 2025.
![]() |
Santa Casa de Limeira acompanha mais de 2,4 mil mulheres em tratamento contra câncer de mama | Foto: Divulgação Santa Casa Limeira |
Lauro Arttur
A Santa Casa de Limeira, por meio do Centro de Oncologia de Limeira (COL), acompanha atualmente 2.427 mulheres em tratamento contra o câncer de mama, uma das principais causas de mortalidade feminina no país. Somente em 2025, o COL – referência para Limeira e região, especialmente pelo SUS – já recebeu 236 novos casos, média de 26 mulheres iniciando tratamento por mês.
Em 2024, foram registrados 299 novos casos (média de 25 por mês), enquanto em 2023 o número foi de 267 diagnósticos (média de 22 por mês). O crescimento gradual evidencia a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, que aumentam em até 90% as chances de cura.
Outubro Rosa em Limeira
O lançamento da campanha Outubro Rosa – Círculo Rosa: Juntas pela Prevenção aconteceu nesta terça-feira (30/9), no Teatro Nair Bello. A iniciativa da Prefeitura de Limeira, em parceria com o Fundo Social, vai disponibilizar 4.500 mamografias gratuitas durante o mês, com apoio da Santa Casa, da Associação Limeirense de Carinho e Cuidado (Alicc) e do AME.
Neste ano, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para o rastreamento: agora, mulheres de 40 a 74 anos podem realizar o exame. Para aquelas com histórico familiar, a mamografia pode ser feita a partir dos 35 anos.
Representando a Santa Casa na abertura, a gerente do COL, Érika Nakahara, destacou que o centro realiza cerca de 300 atendimentos mensais em câncer de mama.
“O Outubro Rosa reforça a conscientização, mas lembramos que o cuidado deve acontecer durante todo o ano”, afirmou.
Agendamento facilitado
Durante a campanha, não será necessária consulta médica para agendar o exame. As mulheres devem procurar o(a) enfermeiro(a) da UBS, levando documentos pessoais, Cartão SUS e comprovante de endereço.
Orientações médicas
Segundo a oncologista do COL, Dra. Ivânia Favero, o rastreamento é a forma mais eficiente de combate:
“A avaliação preventiva é a melhor forma de evitar a progressão do câncer ou tratá-lo com eficiência quando detectado precocemente”, explicou.
A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografia anualmente. Em caso de histórico familiar ou sinais identificados no autoexame, é essencial buscar avaliação médica imediata.
Sinais de alerta
Nódulo ou caroço na mama ou axila, geralmente duro e irregular
Alterações na pele da mama (inchaço, vermelhidão, aspecto de casca de laranja)
Retração ou secreções anormais do mamilo
Mudanças no tamanho ou formato da mama
Descamação ou ulceração da pele
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo (exceto câncer de pele não melanoma) e representa 28% dos novos casos diagnosticados no país. Apesar de raro em homens (menos de 1% dos diagnósticos), também pode atingi-los.
O autoexame das mamas, realizado mensalmente, ajuda a identificar alterações no corpo. Embora não substitua a mamografia, é um aliado no diagnóstico precoce.
Mais informações sobre a campanha estão disponíveis no hotsite oficial: limeira.sp.gov.br/outubrorosa.