Levantamento foi feito utilizando Inteligência Artificial, com base na interação do público que acompanha o julgamento pela internet.
Julgamento de Bolsonaro: 50,91% dos internautas apoiam sua absolvição | Foto: Reprodução |
Lauro Arttur
Um levantamento realizado pelo Informa Limeira mostrou que o público que acompanha o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) está totalmente dividido em relação ao caso. A pesquisa foi feita nesta terça-feira (02), baseada nos comentários das transmissões de cinco canais de veículos de comunicação nacionais que cobriam o julgamento ao vivo. Utilizando inteligência artificial, o levantamento coletou e categorizou 1.431 comentários de usuários únicos, de cinco veículos de mídia diferentes, e em horários distintos. Com o resultado, concluiu-se que há um cenário de equilibrada divisão, com ligeira vantagem para os defensores da absolvição do ex-presidente.
Metodologia
A análise foi feita pinçando trechos dos chats ao vivo de veículos com perfis editoriais distintos: UOL, CNN Brasil, Jovem Pan, Poder360 e Metrópoles. Para garantir uma amostragem diversificada, foram realizadas três rodadas de coleta para cada veículo, em horários diferentes da transmissão, sempre capturando os 100 primeiros usuários únicos de cada trecho selecionado aleatoriamente.
Uma exceção foi registrada na última coleta do UOL, realizada às 15h59, onde uma queda significativa de audiência no canal resultou em um número menor de participantes ativos. Neste trecho, foram analisados 31 usuários únicos, ante os 100 planejados para cada pinçada.
Do total de 1.431 usuários analisados, 43,19% declararam apoio à absolvição de Bolsonaro, 41,65% declararam apoio a sua condenação, e 15,16% não declararam apoio nenhum.
Considerando somente os usuários com posição declarada, 50,91% dos internautas declararam apoio à absolvição de Bolsonaro e 49,09% apoiaram a prisão do ex-presidente.
Perfil de cada veículo: Onde cada lado se concentra
O UOL foi o veículo que se destacou como o ambiente com o maior apoio à condenação de Bolsonaro. Em suas três coletas, o chat apresentou, consistentemente, os percentuais mais altos de críticas a Bolsonaro e de apoio ao STF.
Em claro contraste, a Jovem Pan se mostrou como o principal reduto de apoiadores de Bolsonaro, com comentários defendendo o ex-presidente, além de críticas ferrenhas ao STF e menções a Trump e à Lei Magnitsky.
Metrópoles e Poder360 apresentaram um perfil mais equilibrado, mas com tendência à absolvição. Os chats geralmente oscilaram próximos à média geral, com leve vantagem para os comentários favoráveis a Bolsonaro.
A CNN Brasil foi o único canal que apresentou grande variação entre as coletas. Em um trecho, o apoio à condenação foi majoritário (45%), enquanto em outro, a absolvição teve vantagem (48%).
Nota: Este levantamento consiste apenas em uma compilação de dados para simples conferência. Não caracteriza pesquisa de opinião, pois não respeita critérios estatísticos convencionais.
Dados gerais do estudo:
Nota: Este levantamento consiste apenas em uma compilação de dados para simples conferência. Não caracteriza pesquisa de opinião, pois não respeita critérios estatísticos convencionais.
Dados gerais do estudo: