Dados foram divulgados em resposta a requerimento do vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB).
Faltas em consultas chegam a 24% na rede de saúde de Limeira, aponta Prefeitura | Fotro: Divulgação Câmara Municipal de Limeira |
Lauro Arttur
A Prefeitura de Limeira informou que o índice de absenteísmo em consultas nas unidades básicas de saúde (UBS’s) é de 15,9%. Já nas consultas com especialistas o percentual sobe para 24%. Em exames, a média de faltas registradas é de 13%. Os números foram apresentados em resposta ao Requerimento Nº 425/2025, protocolado pelo vereador Dr. Marcelo Rossi (MDB).
Segundo o parlamentar, a ausência de pacientes causa atrasos nos agendamentos e desperdício de recursos públicos. “É importante entendermos os motivos que levam as pessoas a não comparecerem, mas, ao mesmo tempo, buscarmos alternativas para reduzir esses índices que acarretam prejuízos para a própria população”, afirmou.
Ele destacou a necessidade de campanhas de conscientização e da modernização da gestão pública para reduzir as faltas. Na semana passada, a Prefeitura lançou a ferramenta Lia (Limeira Inteligência Artificial), que orienta sobre serviços municipais e tira dúvidas da população. Também foi ativado o programa Limeira Digital, que oferece Wi-Fi gratuito em repartições da Secretaria de Saúde.
Dr. Marcelo Rossi disse ainda que vai protocolar indicações para que as secretarias de Saúde e de Tecnologia unam esforços em busca de estratégias para otimizar o atendimento.