Unidade tem capacidade para até 10 consultas diárias para cães e gatos. Programa também prevê clínicas veterinárias completas, equipadas para cirurgias, exames e atendimentos de urgência e emergência.
| Unidade contêiner, de 60 m², é equipada para consultas, atendimentos clínico-ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade. Foto: Divulgação/Governo de SP |
Lauro Arttur
O município de Engenheiro Coelho passou a contar com um consultório veterinário gratuito para cães e gatos. A cidade foi uma das contempladas em agosto pelo programa Meu Pet, do Governo de São Paulo, que entregou cinco pet contêineres na região de Campinas.
A estrutura tem 60 m² e é equipada para consultas, atendimentos clínico-ambulatoriais e procedimentos de baixa complexidade. A capacidade é de até 10 atendimentos gratuitos por dia. O espaço foi montado pela empresa Bauhaus do Brasil, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil). A gestão e manutenção ficam a cargo da prefeitura.
Segundo Rebecca Politti, diretora de Bem-Estar Animal da Semil, a iniciativa fortalece a rede pública. “Essas estruturas ampliam a rede de atendimento, oferecendo suporte principalmente às cidades que ainda não dispõem de clínicas veterinárias públicas. É um ganho para os tutores, para os protetores de animais e para a saúde única”, destacou.
Além de Engenheiro Coelho, também receberam unidades as cidades de Vargem Grande do Sul, São Sebastião da Grama, Divinolândia e Aguaí. Até agora, 55 municípios foram contemplados com pet contêineres no Estado, em um investimento que soma quase R$ 18 milhões.
O programa Meu Pet também prevê clínicas veterinárias completas, equipadas para cirurgias, exames e atendimentos de urgência e emergência. Já estão em funcionamento unidades em Araçatuba, Votuporanga e Santa Bárbara d’Oeste, enquanto novas inaugurações estão previstas ainda este ano.