BREAKING

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, diz que não pautará impeachment de Moraes nem com 81 assinaturas

Davi Alcolumbre, Presidente do Senado | Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Lauro Arttur

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou que não pautará o processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, mesmo que todos os senadores assinem o requerimento. A decisão foi comunicada ao colégio de líderes durante reunião na tarde de quarta-feira (06), na residência oficial do Senado, em meio à pressão da oposição.

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocuparam o plenário do Senado por dois dias para cobrar o afastamento do ministro, obtiveram 41 assinaturas para o pedido de impeachment. Contudo, Alcolumbre reafirmou que a prerrogativa de pautar o processo é exclusiva da presidência da Casa e ressaltou que sua avaliação será jurídica, não numérica.

O presidente do Senado também rejeitou pedidos para intervir na ocupação do senador Magno Malta (PL-ES), que chegou a se acorrentar à mesa do plenário. Alcolumbre avisou que qualquer pessoa que persistisse na obstrução seria retirada pela polícia.

A oposição busca avançar com o chamado “pacote da paz”, que inclui o impeachment de Moraes, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para o fim do foro privilegiado e uma anistia ampla. Após o posicionamento firme do presidente, o plenário foi desocupado na quinta-feira (07).

Alcolumbre mantém a postura de resistir às pressões dos aliados de Bolsonaro, enfatizando a responsabilidade jurídica para a análise de novos pedidos de impeachment.

Postagem Anterior Próxima Postagem
COMPARTILHE:
Facebook WhatsApp X Telegram
SÃO PAULO
Carregando notícias...
BRASIL
Carregando notícias...