Mais de 250 equipes cumprem mandados em São Paulo e outras 11 unidades da federação; grupo movimentou R$ 25 milhões em cinco anos
Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que falsificava medicamentos em 12 estados | Foto: Divulgação SECOM SP
Lauro Arttur
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (05) uma operação contra uma organização criminosa especializada na falsificação e venda ilegal de medicamentos, como anabolizantes e emagrecedores. Estão sendo cumpridos 85 mandados de busca e apreensão e 35 de prisão em todo o país.
As investigações, conduzidas pela 1ª Central Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Cerco), apontam que a quadrilha produzia os medicamentos em uma empresa clandestina e os vendia sem autorização da Anvisa, muitas vezes sem exigência de receita médica.
Segundo o delegado Ronald Quene, coordenador da operação, o grupo movimentou R$ 25 milhões nos últimos cinco anos. “As equipes se deslocaram às 6h, depois de uma reunião de alinhamento, para dar início aos mandados de busca e de prisões temporárias”, explicou.
Somente no estado de São Paulo, estão sendo cumpridas 57 ordens judiciais em cidades como a capital, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Cotia, São Caetano do Sul, São José dos Campos, Jacareí, Campinas, Jundiaí, Louveira, Sumaré e São José do Rio Preto. Participam da operação 255 equipes, cada uma com três policiais.
Os demais mandados são executados nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Mato Grosso, Amazonas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Todos os departamentos de Polícia Judiciária das regiões envolvidas prestam apoio.