Iniciativa vai atender 105 mil famílias em situação de vulnerabilidade até 2026. Limeira está entre as cidades contempladas nesta etapa.
| Estado inicia adesão de municípios ao programa SuperAção SP | Foto: Divulgação SECOM |
Lauro Arttur
O Governo do Estado de São Paulo iniciou o processo de adesão dos municípios ao programa SuperAção SP, voltado à superação da pobreza. A apresentação ocorreu nesta quarta-feira (06), no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, que detalhou a proposta a prefeitos, primeiras-damas e representantes de 49 cidades elegíveis.
Nesta primeira fase, o programa atenderá municípios das regiões Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista. Limeira, portanto, está entre as cidades contempladas nesta etapa. Os municípios foram selecionadas com base em critérios como concentração de pobreza, PIB local e taxa de ocupação. Ao todo, cerca de 105 mil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) devem ser beneficiadas até 2026.
“O SuperAção é uma das prioridades do nosso governo e só será possível com a parceria dos municípios. Queremos que os cidadãos conquistem direitos sociais por meio da renda e do aumento do poder aquisitivo”, afirmou Tarcísio de Freitas.
Com investimento inicial de R$ 500 milhões, o programa integra 29 políticas públicas em uma jornada completa de atendimento. Os municípios que aderirem terão acesso a R$ 110 milhões para fortalecer serviços como CRAS, CREAS, centros de convivência e atendimento domiciliar.
O programa será implementado em ondas e oferecerá suporte técnico e capacitação às prefeituras. As famílias participantes terão acompanhamento de agentes de superação por até dois anos, com planos personalizados que incluem auxílios financeiros e acesso facilitado a serviços públicos.
O SuperAção SP conta com duas trilhas: proteção social, para famílias com barreiras severas de inclusão, e superação da pobreza, para aquelas com perfil ativo para o mercado de trabalho. A primeira leva de 150 agentes será treinada e deve iniciar as atividades em setembro.
O processo formal de adesão municipal terá duração de 45 dias, com publicação de decreto e reestruturação dos serviços socioassistenciais locais.
Além de Limeira, as outras cidades que estão contempladas pelo programa são: Americana, Araras, Cabreúva, Campinas, Cordeirópolis, Elias Fausto, Holambra, Indaiatuba, Iracemápolis, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Jundiaí, Limeira, Louveira, Mogi Mirim, Monte Mor, Nova Odessa, Paulínia, Pedreira, Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Santa Gertrudes, Santo Antônio de Posse, Sumaré, Valinhos, Várzea Paulista e Vinhedo.