BREAKING

Seminário debate reforma psiquiátrica e reforça luta antimanicomial em Limeira

 Seminário sobre a Luta Antimanicomial é realizado na Câmara / Foto: Divulgação Câmara de Limeira


Lauro Arttur

Em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, foi realizado na última quinta-feira (15) um seminário promovido pelo Fórum Limeirense da Luta Antimanicomial, em parceria com a vereadora Isabelly Carvalho (PT) e com o apoio da Câmara Municipal de Limeira. O evento teve como objetivo discutir avanços, desafios e perspectivas da reforma psiquiátrica no Brasil, reunindo profissionais da saúde mental, usuários dos serviços, familiares e acadêmicos.

A programação contou com uma mesa de debates composta pelo psicólogo clínico e especialista em psicanálise Erickson Jovino; pela terapeuta ocupacional do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Limeira, Ana Carolina Agapito — militante da Luta Antimanicomial desde os 15 anos —; e pela própria vereadora Isabelly Carvalho, autora da Lei nº 89/2025, que institui o Dia Municipal da Luta Antimanicomial.

Durante o seminário, Isabelly destacou que o movimento antimanicomial propõe o cuidado em liberdade como alternativa aos modelos de internação compulsória. “O seminário visou fortalecer esse compromisso, estimulando o debate público sobre políticas de saúde mental mais humanizadas e inclusivas”, afirmou a parlamentar, que atua em defesa dos direitos humanos.

O evento marcou um espaço importante para o diálogo entre sociedade civil, profissionais da área e o poder público, reafirmando o compromisso de Limeira com a reforma psiquiátrica e a garantia dos direitos das pessoas em sofrimento psíquico.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem