Plano Diretor Territorial-Ambiental: oficina comunitária é realizada na Câmara / Foto: Divulgação Câmara de Limeira
Lauro Arttur
A Secretaria de Planejamento e Urbanismo da Prefeitura de Limeira realizou, na última sexta-feira (16), uma oficina comunitária voltada aos vereadores, na Câmara Municipal. O evento integra o processo participativo da revisão do Plano Diretor Territorial Ambiental do município.
A atividade foi conduzida por uma equipe técnica da secretaria, composta pela secretária Ana Cristina Machado, pela diretora de Planejamento Territorial, Michelle Bais, e pelo arquiteto Luiz Paulo Domingos Mendes.
Durante a oficina, foram abordados conceitos e etapas do Plano Diretor, com destaque para a leitura técnica, que apresentou o diagnóstico elaborado pela empresa TESE Tecnologia Arquitetura e Cultura. O levantamento traz a caracterização de Limeira sob os aspectos físico-territoriais, ambientais, socioeconômicos e da legislação urbanística vigente.
Também foram explicadas as etapas do processo participativo, que incluem oficinas comunitárias realizadas em diversas regiões da cidade. Em seguida, foi promovida uma dinâmica em grupo com os parlamentares, que puderam apontar condicionantes, deficiências e potencialidades do município, além de elaborar propostas.
Ao final da dinâmica, seis propostas consideradas mais relevantes foram selecionadas por cada participante. Segundo o arquiteto Luiz Paulo, a mesma metodologia foi aplicada nas demais seis oficinas já realizadas com a comunidade. Os resultados serão sistematizados pela TESE e integrarão a leitura comunitária, etapa que compõe o diagnóstico da revisão do Plano Diretor.
O presidente da Câmara, vereador Everton Ferreira (PSD), avaliou positivamente a iniciativa: “Foi um debate sadio e qualificado sobre as diretrizes e propostas para o desenvolvimento de nossa cidade, em especial nos aspectos urbanísticos, ambientais e socioeconômicos. Agradeço à Secretaria de Planejamento pela oficina com os vereadores, que se qualificam ainda mais para essa importante revisão do Plano Diretor.”
O que é o Plano Diretor?
O Plano Diretor é o instrumento básico de planejamento urbano, responsável por orientar o crescimento da cidade, assegurar o direito à moradia digna e ampliar o acesso aos serviços públicos. Seus objetivos incluem elevar a qualidade de vida da população, promover o desenvolvimento harmônico entre as zonas urbana e rural e regulamentar o uso do solo urbano.
A revisão do Plano Diretor passa por quatro etapas: mobilização, diagnóstico, proposição e institucionalização. Atualmente, o processo está na fase de diagnóstico.
Participação popular
Além das oficinas comunitárias, a população pode contribuir com a revisão do Plano Diretor por meio de um formulário online, onde é possível avaliar os aspectos positivos e negativos da cidade e sugerir melhorias.
📌 Acesse o formulário: