BREAKING

Internacional de Limeira completa 108 anos

O clube completa mais um ano de vida vivendo uma de suas fases mais sólidas

Foto: Escudo A. A. Internacional / Lauro Arttur - IL

O ano era 1912. Naquele ano, a China declarava-se independente em relação ao Japão e a Dinastia Qing, nascia o jornalista e escritor Jorge Amado e o músico considerado como o "Rei do Baião", Luiz Gonzaga, e naufragava o transatlântico britânico RMS Titanic. Nesse mesmo cenário histórico, na cidade de Limeira, a Internacional estava em vias de nascer. Os times da cidade na época eram o Almofadinhas e o Barroquinha. O primeiro, considerado como o time da elite, treinava e jogava em um campo nas proximidades do Asilo de Mendicidade. Já a outra equipe era da “massa popular”, do “povão”, e fazia uso de um campo de terra que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje rua Dr. Trajano. O nome “Barroquinha” era devido ao fato de que se iniciava uma barroca ao lado do campo usado pelo time. E foi justamente desse “Barroquinha” que nasceu a gloriosa Associação Atlética Internacional de Limeira, no dia 05 de outubro de 1913. Como Limeira era destino de muitos imigrantes da época, tanto que é considerada "berço da imigração europeia" no Brasil, o nome escolhido para batizar a equipe foi pelo fato de vários imigrantes radicados na cidade na época, como italianos, alemães, portugueses, entre outros, terem fundado o time. Dessa maneira o nome Internacional foi tido como o mais justo para homenagear todas essas nacionalidades.

O primeiro grande passo estrutural foi em 1921, quando a família Levy comprou todo o terreno que abrigava o campo de terra que a Internacional usava. A família Levy também realizou terraplanagem, e  deixou o campo pronto para receber gramado, vestiários, arquibancadas e outras estruturas. Nesse campo (a então Vila Levy) aconteceram partidas inesquecíveis para a Internacional. Uma delas foi a que marcou o fim de uma invencibilidade de 212 partidas, onde num jogo com o Palestra Itália (atual Palmeiras), no dia 15 de dezembro de 1924, a mídia paulistana noticiou com grande destaque, a difícil derrota da Internacional e concedeu-lhe o status de "Leão da Paulista". Já em 1926, a melhor equipe da temporada e vitoriosa em excursão pela Europa, o Paulistano, com melhor jogador do mundo da época, Arthur Friedenreich, veio para Limeira no dia 26 de setembro e foi derrotada pela Internacional de Limeira pelo placar de 2 a 1. Isso foi considerado um grande feito, e mostrava que o Leão vislumbrava um futuro grandioso. 

PROFISSIONALIZAÇÃO

Em meados dos anos 40, a administração da Federação Paulista de Futebol da época sugeriu ao grupo formado por 13 clubes (incluindo a Inter de Limeira) que fizesse uma reunião e que solicitasse a oficialização da "série preta", como segunda divisão de profissionais. O então presidente da FPF, Mário Frugiuele, havia proibido a participação de times representantes de cidades com população inferior a 50 mil habitantes. Dessa forma, somente após inúmeras reuniões, as equipes do interior paulista se tornaram profissionais, com direito a participarem dos campeonatos oficiais organizados pela FPF a partir da recém criada"série preta". Em sua primeira participação, a Internacional foi vice-campeã.

Inter de Limeira vs. XV de Piracicaba

Inter e XV foram fundados num intervalo de apenas quarenta dias, e Limeira se localiza há apenas 30 km de Piracicaba. São equipes pioneiras no estado. O XV foi o primeiro clube a conquistar o acesso à primeira divisão paulista em 1948 e também o primeiro time do interior a chegar na final da elite do estadual em 1976. Dez anos depois, a Inter foi a primeira equipe do interior a conquistar o Campeonato Paulista em cima do Palmeiras.

Títulos

Além do Campeonato Paulista de 1986, a Inter conquistou a Taça dos Campeões Rio-São Paulo e a Taça dos Invictos no mesmo ano, o Campeonato Paulista da Série A3 em 1966, o Campeonato Paulista da Série A2 em 1978, 1996 e 2004 e o Campeonato Brasileiro da Série B em 1988.

Parabéns a Internacional de Limeira.



 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem